sábado, 1 de agosto de 2009

VIRIATO-líder dos lusitanos


Há muitos, muitos anos existiu um grande homem chamado Viriato, que é hoje um exemplo a seguir por todos os que defendem a sua Nação. Este valente mostrou-nos o verdadeiro nacionalismo, não permitindo que os invasores tomassem Lusitânia, o território onde nascera.
Lusitânia era habitada por pastores, agricultores, ferreiros e tratadores de tecidos e peles. Este povo era forte e agil, mas demonstrou principalmente ser muito corajoso. Quando líderados por Viriato, juntos enfrentaram e venceram um inimigo supostamente mais forte e mais bem armado. Valeu aos lusitanos a estratégia usada por Viriato para travar os romanos, considerados um grande exército, que, na altura em que chegou á Lusitânia já tinha conquistado grande parte do mundo conhecido naquela época.
A única forma de acabar com este que tanto incomodava o "grande" inimigo ferido no seu orgulho por estar a perder forças para um povo que, de pastores e agricultores passaram a valentes guerreiros, foi atravéz de traição. Dois dos seus "soldados" assassinaram-no enquanto dormia.
Um valente morreu, mas a sua coragem e o seu amor ao que era seu, foram a semente que temos de continuar a desenvolver até dar frutos.
Hoje os que dominam o nosso país, podem parecer muito fortes mas, todos os soldados políticos que estiverem dispostos a fazer algo para travar os que querem transformar o nosso país de principios e bons costumes, numa torre de babel onde reina a confusão, devem unir-se na luta por um Portugal livre e independente.

2 comentários:

  1. Cá para mim ele também é natural da zona de Lamego. Com a garra e tenacidade com que os relatos o brindam, nunca seria de Viseu.

    Mas o que interessa é que foi sem dúvida uma referência da nossa história.

    Valente homem que orientou e lutou. Mas como à centenas de anos, também hoje temos no nosso meio, traidores.

    ResponderEliminar