MIRANDA DO DOURO-MIRANDA DE L DOURO(em mirandês)
Miranda do Douro é uma cidade situada na região de Trás-os-Montes, sede de concelho e distríto de Bragança.
Lugar genuíno e conservado acompanhado pelo belissímo Parque Natural do Douro Internacional, que abriga espécies raras. Da mesma região corre o famoso Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada do mundo, classificada como Património da Humanidade.
Além dos imensos interesses turísticos, a região no seu todo é maravilhosa, não podendo eu destacar algo de especial, porque tudo é bom nesse lugar. A região, o seu povo valente, a sua imensa arte arquitectónica, a música e todo o género de instrumentos usados, a gastronomia, as festas e romarias, as feiras, o artesanato, os seus usos e costumes, a sua própria língua e toda a sua cultura em geral são um bom motivo de interesse nacional.
Situada nas margens montanhosas do rio Douro, Miranda do Douro, desde sempre cobiçada pelos romanos, pelos árabes e pelos espanhois, acabando por ser reconquistada pelos lusitanos, mais tarde sendo reconstruída e fortificada pelo Rei D. Afonso Henriques em 1136.
Decorrido muito tempo, depois de altos e baixos e principalmente após a traição com a explosão no paiol, altura em que morreram mais de 400 pessoas entre militares e civis, (além da cidade ter ficado numa ruina completa), durante cerca de 200 anos viveu-se o desgosto e o abandono foi quase total. Só voltando a aumentar a população com as obras da barragem hidroeléctrica retomando no povo a esperança de desenvolvimento.
Miranda do Douro é hoje uma cidade desenvolvida cheia de encanto, de tradições e de gente humilde mas sempre valente, que não baixando os braços tudo fazem pela sua cidade, não deixando morrer a sua identidade. Como alguém (e muito bem) disse, Miranda do Douro é:
"Um símbolo secular da vontade lusitana em terras fronteiriças".
Sem comentários:
Enviar um comentário